98 Live - Logo
  1. News
  2. Esporte
  3. Jorge Sampaoli anuncia sua saída do Atlético

Jorge Sampaoli anuncia sua saída do Atlético

Sampaoli comandará o Atlético pela última vez na próxima quinta contra o Palmeiras, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Por Thais Santos/Vinicius Silveira - Esporte22/02/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Foto: Bruno Cantini/Atlético

O técnico Jorge Sampaoli acaba de anunciar sua saída do Atlético através de uma carta divulgada pela assessoria de comunicação do treinador. O último jogo do técnico argentino pelo Atlético será na próxima quinta-feira, contra o Palmeiras, no Mineirão, jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Na carta, Sampaoli se despede do clube que segundo ele está destinado a brigar por coisas grandes. Confira na íntegra:

"O ano de 2020 foi duríssimo para a humanidade. Nós temos de ser criativos e quisemos construir um time que, ao passar na TV, fizesse esquecer a tristeza por um momento. Não nos propusemos simplesmente a ganhar: tentamos ser felizes.

Não houve um só dia no Atlético Mineiro em que abandonássemos nossa ideia sobre futebol. Este time teve a valentia de jogar dentro e fora de casa da mesma forma. Jamais renunciamos a pensar na trave do rival. O Galo colocou seu coração em todo o país. Isso me dá um orgulho impressionante. Desejo que seja uma ideologia que se mantenha no clube. O futebol brasileiro tem um talento infinito e me fez reencontrar com a beleza do jogo, algo que irá me marcar para sempre.

Chegou o final. Na quinta, será a última partida. Saio com a nostalgia de não poder ter dirigido com o estádio cheio. Sei que nos emocionamos muito. Queria viver os vídeos que tinha visto de uma torcida apoiando sem parar.

Quero agradecer a todo o clube. Aos jogadores, pela entrega. A todos os funcionários da instituição, por colocar a alma nesse projeto. Aos dirigentes, por nos dar grandes condições de trabalhar. À cidade, por nos tratar tão bem.

O Galo está destinado a brigar por grandes coisas. Sei que as vitórias virão. Gosto muito de vocês e desejo que sigam caminhando com o coração como guia.

Jorge Sampaoli"



CHEGADA AO ATLÉTICO APÓS QUEDA DE RAFAEL DUDAMEL

Jorge Sampaoli foi anunciado oficialmente pelo Atlético no dia 1º de março pelo então presidente do clube, Sérgio Sette Câmara. Sampaoli substituiu Rafael Dudamel, que ficou menos de dois meses no cargo após eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.

O Atlético já havia flertado com Jorge Sampaoli em dezembro de 2019, quando o treinador deixou o Santos após terminar o Brasileirão com o vice-campeonato. Porém, o negócio não foi fechado naquele momento, levando a diretoria atleticana a buscar outro nome.

A estreia de Jorge Sampaoli aconteceu na partida contra o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, no dia 14 de março. O Galo venceu por 3 a 1, com gols de Savarino, Franco Di Santo e Guilherme Arana.

Posteriormente, veio a pandemia da Covid-19, que interrompeu o futebol no mundo todo. O retorno aos trabalhos na Cidade do Galo aconteceu em maio, onde o elenco treinava enquanto aguardava pelo retorno do Campeonato Mineiro.

REFORMULAÇÃO NO ELENCO

Logo no retorno, vieram as primeiras mudanças no clube. Sete jogadores foram avisados que não fariam parte do elenco: Lucas Hernández, Zé Welison, Ramon Martínez, Edinho, Clayton, Ricardo Oliveira e Franco Di Santo.

Ao passo que jogadores eram dispensados, um número grande de contratações e dinheiro investido entrava em cena. São eles: Léo Sena, Keno, Marrony, Bueno, Junior Alonso, Alan Franco, Mariano, Eduardo Sasha, Everson, Matías Zaracho e Eduardo Vargas. Tantas contratações geraram quase R$ 200 milhões, sempre com aporte financeiro de parceiros.

Em 2021, outra contratação custou cifras altas ao clube alvinegro: Nacho Fernández, do River Plate-ARG. Vale ressaltar de Hulk e Dodô chegaram ao Galo sem o clube ter pago a outra equipe o valor de uma transferência.

TÍTULO MINEIRO, FLERTE COM O BRASILEIRO E VAGA NA LIBERTADORES

O começo de Sampaoli não poderia ser melhor. O Atlético conquistou o título mineiro após eliminar o América nas semifinais e derrotar o Tombense na decisão.

Ao final do Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro estava em disputa e as primeiras atuações encheram os olhos do torcedor. O Atlético havia entrado com força na disputa pelo título brasileiro, chegando a ficar na liderança por algumas rodadas.

Porém, a partir da reta final do primeiro turno, as oscilações nos resultados, as escalações questionáveis do treinador e a campanha como visitante começaram a estragar um relacionamento que aparentava ser promissor. 

Aos poucos, a crença do torcedor em um trabalho duradouro e pautado na conquista de títulos, deu lugar a críticas severas, passando a ser repensada a continuidade do trabalho de Jorge Sampaoli no Atlético.

A perda de pontos contra equipes que estavam na parte baixa da tabela também foi um complicador da trajetória de Jorge Sampaoli, fazendo com que o Atlético encerrasse as chances de título brasileiro após o empate em 1 a 1 com o Bahia, no Mineirão.

Porém, o Atlético garantiu uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2021 após derrotar o Sport, por 3 a 2, na Ilha do Retiro.

Ao todo, Jorge Sampaoli comandou o Atlético em 43 jogos, com 25 vitórias, oito empates e dez derrotas.