Foto: Divulgação/Conmebol
Em reunião promovida por meio de videoconferência, ficou definido que a partir de 2021, a Copa Sul-Americana será disputada em fase de grupos. Desde o começo da competição, em 2003, o sistema de disputa era em fases eliminatórias.
O novo modelo de disputa contemplará 16 times que disputarão uma fase preliminar, mais seis times do Brasil e outros seis times da Argentina, além dos quatro últimos eliminados da pré-Libertadores, totalizando 32 equipes.
A composição das oitavas de final da Copa Sul-Americana a partir de 2021 será feita com os campeões de cada grupo, mais os oito times que terminarem em terceiro lugar em cada chave da Libertadores.
No decorrer da competição, haverá o sistema de mata-mata até chegarem aos dois times finalistas. A decisão acontecerá no dia 6 de novembro, em local a definir.
“O Conselho aprovou as modificações no formato da CONMEBOL Sul-Americana para 2021, incluindo uma fase de grupos com o fim de garantir uma maior representatividade dos países”, diz a nota divulgada pela Confederação Sul-Americana para explicar a mudança na forma de disputa do torneio.