Carregando...

Esporte

Morre, aos 64 anos, Paolo Rossi, algoz da Seleção Brasileira em 1982

Paolo Rossi tinha 64 anos e foi o grande carrasco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, onde marcou três gols contra o selecionado canarinho.

Por Vinícius Silveira

Foto: Reprodução/FIFA

Morreu um dos grandes nomes do futebol mundial e protagonista de um dos capítulos mais importantes da história do esporte. O ex-atacante italiano Paolo Rossi faleceu aos 64 anos. De acordo com o jornal “Gazzetta dello Sport”, Rossi foi vitimado por um câncer no pulmão há pouco tempo.

Apesar da longa carreira no futebol, Paolo Rossi é sempre associado ao jogo entre Brasil e Itália, válido pela segunda fase da Copa do Mundo disputada na Espanha, em 1982. Rossi marcou os três gols da Azzurra na vitória por 3 a 2 contra o selecionado canarinho, eliminando os brasileiros daquele torneio.

O principal detalhe é que Paolo Rossi não havia feito nenhum gol na Copa do Mundo da Espanha até então, e a Itália não tinha feito uma grande campanha, tendo se classificado na primeira fase com três empates em três jogos. Quase ninguém imaginaria que a Azzurra seria o grande algoz do Brasil, que jogava o futebol mais elogiado daquele mundial. Logo depois, Rossi marcaria mais três gols e terminaria artilheiro do torneio com seis gols.

Paolo Rossi começou a carreira na Juventus, em 1973, passando depois pelo Calcio Como e Vicenza. Pelo Vicenza, ganhou destaque que lhe valeram as primeiras convocações para a Seleção Italiana e depois para a Copa do Mundo na Argentina, em 1978. Após o mundial, jogou no Perugia e retornou a Juventus, onde se consagrou como ídolo. Já veterano, passou por Milan e Hellas Verona, onde encerrou a carreira, em 1987.

Paolo Rossi também tem uma passagem polêmica, ao ser acusado de fazer parte de um esquema de manipulação de resultados, conhecido como “Totonero”, quando ainda atuava pelo Perugia, em 1980. Rossi chegou a ser punido por três anos, mas a pena foi reduzida para dois anos, tempo suficiente para ser convocado para a Copa do Mundo de 1982. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais