98 Live - Logo
  1. News
  2. Esporte
  3. “O Streaming complementa a televisão, não a substitui.” afirmou José Colagrossi

“O Streaming complementa a televisão, não a substitui.” afirmou José Colagrossi

José Colagrossi explicou os benefícios e diferenças das transmissões por Streaming e pela TV.

Por Guilherme Souza - Esporte08/07/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Foto: Divulgação

A possibilidade de transmissões independentes por partes dos clubes do futebol brasileiro está cada vez mais em evidência no país. Recentemente, o Flamengo puxou a fila no Campeonato Carioca, com transmissões em seus canais oficiais, atingindo números altos de audiência.

Na verdade, a queda de braço é entre alguns clubes e a TV Globo. Já há algum tempo, alguns clubes como Fortaleza, Athletico/PR e Palmeiras, relutaram e demoraram a assinar seus contratos dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, em razão da reivindicações de melhores valores da cota.

Durante a batalha, alguns clubes chegaram a negociar seus direitos com outras emissoras, como o Esporte Interativo. Mas, a onda do momento é mesmo a transmissão própria, com a promessa de um faturamento maior que os valores pagos pela detentora dos direitos.

José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope, participou do programa Arena 98 e esclareceu diversos pontos sobre o assunto. 


A transmissão independente é vantajosa para os clubes como a TV?

A resposta é provavelmente não. Eu coloco um provavelmente na frente porque o assunto é bem mais complexo do que a torcida trata. Quando você vê nas mídias sociais, mesmo na imprensa tradicional, a maioria das pessoas trata esse assunto superficialidade. A MP, ela impacta o futebol brasileiro sim, mas ela não impacta o futebol brasileiro na intensidade que a torcida diz já, porque os contratos em vigor de direito de transmissão não são afetados ou atingidos ou impactados com isso.


Quais as diferenças entre o Streaming e a TV?

O Streaming é bacana, o Streaming  é moderno, o torcedor jovem adora o Streaming, e sem dúvidas o Streaming traz benefícios ao futebol nacional e brasileiro. Agora, é um erro se achar que o Streaming vai substituir a televisão. Não vai! O Streaming complementa a televisão. A televisão ainda é e vai ser por muitos e muitos anos o principal meio de consumo de transmissão esportiva no mundo. Se o Streaming fosse essa coisa tão bacana que dizem que é, porque que todas as ligas americanas, as cinco grandes, privilegiam a televisão? Por que todas as ligas europeias de futebol privilegiam a televisão? Porque a audiência, o alcance, a experiência de assistir um jogo na televisão é “N” vezes melhor que assistir na tela de um celular. 


Confira a primeira e a segunda parte da entrevista: