Enquanto as equipes de buscas ainda procuram vítimas nos escombros das duas explosões que castigaram a capital do Líbano ontem, os primeiros relatos de testemunhas no local são impressionantes. O Rock News de hoje entrevistou ao vivo o aposentado Mustapha Kobeisse, libanês naturalizado brasileiro e que há dez anos mora em Beirute. Mustapha foi acordado pelas explosões e relatou tudo em uma live realizada durante o Rock News.
“O povo aqui está sofrendo, como se já não bastasse o coronavírus, a falta de água, a crise econômica, agora veio essa bomba para acabar de vez com a alegria, deixando duzentos mortos que estão debaixo dos escombros”, disse o aposentado.
“Eu moro há cerca de cinco ou seis quilômetros do porto e estava dormindo quando fui acordado pela explosão. A primeira coisa que pensei foi: Israel está bombardeando o Líbano. Os vidros todos caíram, foi uma coisa que nunca vi na minha vida”, completa, relembrando o terror e o caos em que a cidade passa neste momento. “Foram 2,750 toneladas de nitrato de amônia, era uma bomba esperando para explodir; o povo libanês é um povo lutador... o povo, não é o governo não”, desabafou.
Ainda não é possível cravar o numero de mortos, mas segundo a imprensa local, já passa de 100 confirmadas, mas não há um número preciso de pessoas desaparecidas. Os feridos já passam de cinco mil. De acordo com a TV Al Jazeera, a carga de nitrato de amônia, estava estocada em um galpão no porto de Beirute desde 2013.
Acompanhe a entrevista completa em nosso canal no YouTube