Meio ambiente

  1. Notícias
  2. Meio ambiente
  3. Chuva eleva pra nível 2 alerta da Barragem Caatinga, em Bocaiúva

Chuva eleva pra nível 2 alerta da Barragem Caatinga, em Bocaiúva

Alerta foi comunicado nesta terça-feira pelo Governo de Minas; não há necessidade de evacuação emergencial


Por Lucas Rage

A Barragem Caatinga, situada no distrito de Engenho Dolabela, em Bocaiúva, foi elevada para o Nível 2 de emergência, em decorrência das chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

A elevação do alerta foi comunicada pela Defesa Civil de Minas Gerais e pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), e se deve ao alto volume de água acumulado na estrutura.

Segundo portaria do IGAM, o Nível 2 de emergência  é declarado, quando há ameaça à segurança da barragem, a curto prazo. 

Por estar sob gerência do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), compete ao órgão tomar as providências para que o alerta seja reduzido, bem como estabelecer estratégias de comunicação, orientação e alertas à população potencialmente afetada.

No momento, não há indicativo para a realização de evacuação emergencial. 

População ribeirinha deve ficar em alerta

O governo de Minas alertou para que a população ribeirinha  das localidades de Engenheiro Dolabela, Francisco Dumont, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, Jequitaí e Coração de Jesus, que se mantenham em alerta, acompanhando a previsão meteorológica, observando o comportamento da barragem e do Rio Jequitaí, que a alimenta. 

O alerta é realçado pela estação chuvosa, aliada à previsão de chuvas para os próximos dias na região.

Ainda nesta terça (23) será realizada uma vistoria pelos técnicos do Igam e NEA/FEAM, órgãos fiscalizadores estaduais, a quem cabe verificar as condições relacionadas ao comportamento hidrológico da barragem. 

Aqueles que, por precaução, desejarem retirar seus pertences de suas residências, deverão buscar o Incra, que está disponibilizando veículos para realizar o transporte, inclusive de animais.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais