98 Live - Logo
  1. News
  2. Mundo
  3. Com baixa média de mortos, Portugal já pensa em retomada da economia

Com baixa média de mortos, Portugal já pensa em retomada da economia

Após medias bem sucedidas de isolamento, país prepara retorno de setores e comércio

Por Da Redação - Mundo28/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

(Foto:Lusa)

Portugal espera que a baixa taxa de mortos e e infectados por Coronavírus em seu território possam estimular uma recuperação mais forte da economia quando as medidas de confinamento para combater o coronavírus forem flexibilizadas. A expectativa é que o turismo e o setor de investimentos sejam os carros chefes dessa retomada.

O ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira, afirmou que o confinamento tem sido mais brando do que em muitos dos o países europeus. Será permitido, de maneira gradativa, que nas próximas semanas pequenas lojas e outros serviços reabram. Vieira informou que suas perspectivas no sentido econômico estão alinhadas com as do Fundo Monetário Internacional(FMI).

O país conseguiu manter uma taxa relativamente baixa de infecções e mortes por coronavírus, principalmente se comparado com alguns de seus vizinhos europeus. Vários setores da economia mantiveram suas atividades mesmo depois do governo declarar estado de emergência, ato que aconteceu em 18 de março. A estimativa é que haja uma retração do PIB de 8% para 2020 e depois uma recuperação de 5% positivos para o ano que vem.

Portugal registrava 820 mortes até quinta-feira passado tendo uma população de 10 milhões de habitantes, o país também estendeu o estado de emergência até 2 de maio. Especialistas apontam que pelo fato do governo ter agido rapidamente ao impor medidas de confinamento no início da pandemia, deu a chance do surto poder ser controlado. Ter começado o isolamento social fortemente no estágio inicial da pandemia foi apontado como fator determinante para que país pudesse agir dessa forma agora.