98 Live - Logo
  1. News
  2. Mundo
  3. Joe Biden e Kamala Harris: quem são os próximos ocupantes da Casa Branca?

Joe Biden e Kamala Harris: quem são os próximos ocupantes da Casa Branca?

Dupla rompe barreiras ao se tornar o presidente mais idoso e a primeira vice-presidente da história dos EUA

Por Lucas Rage - Mundo07/11/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Depois de quatro dias de apuração de votos, e uma corrida acirrada, os Estados Unidos começam a vislumbrar os próximos ocupantes do posto mais cobiçado do mundo: o Salão Oval da Casa Branca.

Mas quem são, afinal, os próximos Presidente e Vice-presidente dos Estados Unidos? Veja o perfil!

Quem é Joe Biden?

Joseph Robinette Biden Junior tem 77 anos, e atuou como vice-presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, durante a gestão do Democrata Barack Obama.

Nascido em Scranton, Pensilvânia, em 1942, Joe Biden será o presidente mais idoso a assumir o Salão Oval da Casa Branca, em janeiro de 2021.

Considerado “o menino de ouro” do Partido Democrata, Biden foi o sexto senador mais jovem a assumir o posto, em 1970. Joe Biden serviu o Senado norte-americano por seis mandatos, antes de se tornar vice-presidente dos Estados Unidos.

Joe Biden está atualmente em seu segundo casamento, com a educadora norte-americana Jill Tracy Jacobs. Em 1972, o Democrata se viu viúvo da então esposa Neilia Hunter, vítima de um acidente automobilístico. Os filhos do casal, Beau, Hunter e a filha Naomi Biden também estavam no veículo, mas sobreviveram.

Essa não é a primeira candidatura de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos. Em 1987, o Democrata se lançou ao posto, mas se viu obrigado a abandonar o pleito após acusações de plágio em seu discurso, durante um debate de candidatos. O presidente tentaria o posto de Presidente dos Estados Unidos mais uma vez, em 2008, mas acabou não conquistando os votos e cedendo o espaço para se tornar vice de Barack Obama.

Quem é Kamala Harris?

Ao assumir a Casa Branca, Joe Biden terá como vice-presidente Kamala Harris, de 55 anos. Senadora pela Califórnia, Kamala se torna a primeira vice-presidente dos Estado Unidos. 

Nascida em Oakland, Califórnia, em 1964, Kamala Devi Harris serve como Senadora dos Estados Unidos pelo estado, desde 2017, tendo se tornado a segunda mulher de origem afrodescendente a assumir o cargo e a primeira de descendência sul-asiática no posto.

Em 2010, foi eleita Procuradora-Geral do estado da Califórnia, posto que serviu novamente em 2014, quando foi reeleita.