Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden disse que "a democracia prevaleceu" e destacou a necessidade de superar a divisão política no país.
Biden disse é preciso confrontar os movimentos extremistas e que a união é o único caminho possível.
"Sei que as forças que nos dividem são profundas e reais. E também sei que não são novas", disse o presidente. Segundo ele, a discordância "não tem que ser causa de desunião".
Joe Biden, em seguida, fez questão de falar sobre a pandemia do novo coronavírus. No que chamou de seu "primeiro ato", Biden pediu uma oração silenciosa para os mais de 400 mil mortos pela Covid-19 nos EUA.
O presidente norte-americano ressaltou ainda que pretende reparar alianças com a comunidade internacional. "Vamos nos reunir com o mundo novamente, não para enfrentar os desafios de ontem, mas os de hoje e de amanhã”, disse.
Os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama participaram da cerimônia de posse. O vice-presidente do governo Trump, Mike Pence, também compareceu.
Trump não participou da cerimônia de posse e deixou a Casa Branca na manhã desta quarta em um helicóptero rumo à Flórida, onde passará a viver.