98 Live - Logo
  1. News
  2. Nacional
  3. Anvisa rebate municípios e diz que frascos da Coronavac contêm 10 doses

Anvisa rebate municípios e diz que frascos da Coronavac contêm 10 doses

Diversas cidades brasileiras alegaram que os frascos estavam chegando com menos dose. Investigação apontou erro na retirada do líquido do recipiente na hora da vacinação

Por João Henrique do Vale - Nacional17/05/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Investigações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontaram que os frascos da Coronavac possuem 10 doses, conforme previsto na bula. As apurações foram abertas depois que municípios brasileiros, entre eles Belo Horizonte, alegaram a chegada de menos doses nos recipientes. Os técnicos indicaram que o erro está na extração do líquido na hora da vacinação. 

O resultado das investigações foi divulgado na tarde desta segunda-feira. Por meio de nota, a Anvisa afirmou que a “conclusão da investigação é que não houve falha técnica no envase na vacina e que os frascos da vacina contêm 10 doses, conforme previsto”

Disse, ainda, que o problema dos frascos que rendem menos de 10 doses está relacionado a erros de extração do frasco multidose, principalmente pelo uso de seringas inadequadas. “De acordo com a avaliação técnica feita pela Anvisa, o uso de seringas de 3 ml não seria o mais adequado para a extração das vacinas, que possuem doses de 0,5 ml”, indicou. 

Segundo o relatório de investigação, o mais adequado para a retirada e aplicação das doses são as seringas de 1 ml, que têm uma maior precisão para cada dose.

Os técnicos da Anvisa fizeram uma inspeção na linha de envase da vacina Coronavac, no Instituto Butantan, que constatou que cada frasco tem entre 5,5 ml e 5,9 ml, o equivalente a 10 doses, já considerada a margem de segurança necessária. Também foram realizados testes de extração e a avaliação de queixas relativas a seringas e agulhas, constantes no banco de dados da Agência.

Reclamações 

As investigações foram abertas depois que vários municípios brasileiros reclamaram que os frascos estavam chegando com menos doses.