98 Live - Logo
  1. News
  2. Nacional
  3. Covid-19: pessoas com comorbidades serão vacinados de acordo com a idade

Covid-19: pessoas com comorbidades serão vacinados de acordo com a idade

As orientações foram publicadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde

Por João Henrique do Vale - Nacional21/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O próximo grupo a ser vacinado em todo Brasil contra a Covid-19 será o de pessoas que apresentam comorbidades, ou seja, uma doença pré-existente. O Ministério da Saúde publicou, nesta quarta-feira, orientações para estados e municípios realizarem a imunização. Entre elas, está o cadastramento dos moradores deste público-alvo e a aplicação das doses de acordo com a idade. 

Os moradores com comorbidades fazem parte do grupo prioritário na fila estabelecida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O público é um dos maiores da estratégia de imunização. Segundo o Ministério da Saúde, é importante que essas pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em alguma unidade de saúde do SUS.

As pessoas que não estiverem inscritas, vão poder levar aos postos de saúde, no dia da vacinação, um comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco. Entre os documentos, estão exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica

Outra orientação é a vacinação por idade, dos mais velhos para os mais jovens. Assim, serão vacinadas pessoas de 55 a 59 anos, depois de 50 a 54 anos, e assim por diante. A previsão é que 17 milhões de pessoas sejam vacinadas nesta fase.