98 Live - Logo
  1. News
  2. Nacional
  3. Lava Jato de Curitiba é dissolvida e passará a integrar o Gaeco do Estado

Lava Jato de Curitiba é dissolvida e passará a integrar o Gaeco do Estado

Trabalhos de apuração seguem até outubro, segundo o MPF. Mudança é resultado de um arranjo feito pela Procuradoria-Geral da República, que também já incorporou a Lava Jato no Rio de Janeiro ao Gaeco

Por Da redação - Nacional03/02/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O grupo de procuradores da operação Lava Jato do Paraná anunciou nesta quarta-feira (3) o fim da força-tarefa em Curitiba, após sete anos. A equipe passa nesta semana a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Federal (MPF). Os trabalhos de apuração seguem até outubro, segundo o MPF.

O Gaeco, que atua no combate ao crime organizado, agora conta com nove membros no Paraná, sendo que cinco deles se dedicam aos casos que antes cabiam à força-tarefa da Lava Jato.

A mudança é resultado de um arranjo feito pela Procuradoria-Geral da República, que também já incorporou a Lava Jato no Rio de Janeiro ao Gaeco. Em São Paulo, o braço da operação já havia sido encerrado em setembro do ano passado.

Considerada a maior investigação da história no Brasil, a Operação Lava Jato foi iniciada em 17 de março de 2014. Até o momento teve 79 fases, com 1.450 mandados de busca e apreensão, 211 conduções coercitivas, 132 mandados de prisão preventiva e 163 mandados de prisão temporária. Foram 533 acusados, com 278 condenações.