98 Live - Logo
  1. News
  2. Polícia
  3. Megaoperação contra facção criminosa cumpre mais de 600 mandados nesta segunda

Megaoperação contra facção criminosa cumpre mais de 600 mandados nesta segunda

Ação, considerara a maior da história contra a organização criminosa, acontece em Minas , outros 18 estados e no Distrito Federal

Por João Henrique do Vale - Polícia31/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A maior operação contra a organização criminosa criada dentro dos presídios acontece nesta segunda-feira. Estão sendo cumpridos mais de 600 mandados de prisão e de busca e apreensão. A megaoperação acontece em Minas Gerais, outros 18 estados, e no Distrito Federal. A ação é feita pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

Desde o início da manhã, agentes das polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, e dos departamentos penitenciário de Minas Gerais e Federal, estão nas ruas de 90 cidades brasileiras.

Nesta segunda fase da Operação “Caixa Forte” estão sendo cumpridos 422 mandados de prisão preventiva e 201 de busca e apreensão. Foi feito um bloqueio judicial de R$252 milhões. A ação teve autorização da 2ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte/MG.

De acordo com as investigações, os alvos respondem por participação em organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As penas para estes crimes podem chegar a 28 anos de prisão.

As investigações

A megaoperação foi deflagrada depois que a Ficco conseguiu dados na primeira fase da Caixa Forte. As investigações revelaram que os valores da venda de drogas eram, em parte, canalizados para inúmeras outras contas bancárias da facção.

As apurações apontaram que membros da facção era recompensados por trabalhos feitos em favor da organização. Foram identificados 210 integrantes do alto escalão do grupo. Esses alvos recebiam, segundo o inquérito, valores mensais por ocuparem cargos de destaque.

Muitas vezes, o dinheiro era depositado em contas de pessoas que não pertencem a organização criminosa para ocultar os valores.