Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Câmara de BH aprova em 1º turno projeto que regulamenta instalação de antenas 5G

Câmara de BH aprova em 1º turno projeto que regulamenta instalação de antenas 5G

Projeto teve aprovação de 32 vereadores; texto, que tem proposta de emenda, agora volta às comissões temáticas antes de retornar em segundo turno ao plenário da Casa


Por Fernando Motta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou nesta sexta-feira (16), em primeiro turno, o projeto de lei regulamenta a instalação de antenas para conexão 5G na cidade.

O projeto foi apresentado em 2019 pelo vereador Léo Burguês e teve parecer favorável em todas as comissões da Casa.

A proposta ainda foi tema de audiências públicas, que trataram da necessidade possibilitar a recepção da tecnologia 5G, mas também de possíveis danos à saúde da população com o provável aumento do número de Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETRs) em todas as regiões da cidade.

Léo Burguês chegou a apresentar um texto substitutivo, mas o que esteve em pauta nesta sexta foi apenas o projeto original. Alguns parlamentares da Casa já se manifestaram contrários à possível emenda, alegando ilegalidade, já que a proposta original foi elaborada em conjunto com diversas entidades.

No plenário desta sexta-feira (16), o projeto, que precisava de pelo menos 28 votos favoráveis, teve aprovação de 32 vereadores. Outros quatro parlamentares votaram contra.

Com proposta de emenda, o texto agora volta às comissões antes de retornar em segundo turno ao plenário. Ainda não há data definida para a nova votação.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais