98 Live - Logo
  1. News
  2. Política
  3. Covid-19: Bolsonaro é alvo de nova denúncia em tribunal internacional

Covid-19: Bolsonaro é alvo de nova denúncia em tribunal internacional

A denúncia foi ingressada por um grupo de entidades sindicais brasileiras nesse domingo

Por Da redação - Política27/07/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, vai analisar uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade. A denúncia foi ingressada por um grupo de entidades sindicais brasileiras nesse domingo.

A Rede Sindical Brasileira Unisaúde, formada por entidades de saúde e que representa mais de um milhão de trabalhadores do setor, acusa o presidente de "falhas graves e mortais" no combate à pandemia do coronavírus.

No documento, as entidades sindicais alegam que o presidente cometeu crimes contra a humanidade quando se recusou a tomar medidas que, segundo elas, visavam a proteção da população brasileira em meio à pandemia.

O grupo afirma que desde o início da crise sanitária o governo brasileiro tem adotado postura negligente e irresponsável que contribuiu para que o país atingisse a marca de mais de 80 mil mortes pela nova doença.

Além da Unisaúde, responsável pela iniciativa, assinaram o pedido representantes da UGT (União Geral dos Trabalhadores), da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da Nova Central Sindical, além de movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).