98 Live - Logo
  1. News
  2. Política
  3. Ministério da Defesa anuncia troca de comandantes das Forças Armadas

Ministério da Defesa anuncia troca de comandantes das Forças Armadas

Decisão acontece um dia após substituição de Fernando Azevedo no Ministério da Defesa

Por Lucas Rage e Fernando Motta - Política30/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O Ministério da Defesa comunicou, nesta terça-feira (30) a troca nos comandos das Forças Armadas Brasileiras.

 A decisão acontece após reunião de Edson Pujol (Exército), Antonio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) e Ilques Barbosa (Marinha) com o novo Ministro da Defesa, General Braga Netto.

Braga Netto substituiu Fernando Azevedo à frente da pasta, após atritos com o presidente Jair Bolsonaro. O agora ex-ministro resistiu a um alinhamento político das Forças Armadas com o governo.

Os três comandantes das Forças Armadas ja haviam sinalizado, na segunda-feira (29), a intenção de deixar seus cargos à disposição do governo federal.

Reunião

A reunião dos comandantes das Forças Armadas teve momentos de tensão. O mais exaltado no encontro foi o almirante Ilques Barbosa, da Marinha, com reações que beiraram à insubordinação, conforme relatos de presentes.

Além do comandante do da Marinha, o do Exército, general Edson Leal Pujol, e o da Aeronáutica, Moretti Bermudes, colocaram seus cargos à disposição.

A intenção dos três comandantes com o gesto é deixar claro que não dariam um passo que possa contrariar a Constituição ou caracterizar ingerência nos outros Poderes, o Judiciário e o Legislativo.

Veja a íntegra do comunicado da Defesa

O Ministério da Defesa (MD) informa que os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica serão substituídos.

A decisão foi comunicada em reunião realizada nesta terça-feira (30), com presença do Ministro da Defesa nomeado, Braga Netto, do ex-ministro, Fernando Azevedo, e dos Comandantes das Forças Armadas.

(Com informações de Estadão Conteúdo)