98 Live - Logo
  1. News
  2. Política
  3. Omar Aziz vai recorrer de decisão que retirou Governador do AM de CPI

Omar Aziz vai recorrer de decisão que retirou Governador do AM de CPI

Presidente da CPI da Covid é contrário a decisão da Ministra Rosa Weber

Por Lucas Rage - Política10/06/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

(Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD/AM), vai recorrer da decisão da ministra Rosa Weber, que permitiu ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a não prestar depoimento na comissão.

A medida foi anunciada durante a abertura dos trabalhos nesta quinta-feira (10), no Senado Federal. “Respeitamos a decisão da ministra Rosa Weber, como temos respeitado todas as outras que aqui foram impetradas contra essa comissão parlamentar de inquérito. Mas acredito que o governador do estado do Amazonas perde uma oportunidade ímpar de esclarecer ao Brasil — mas principalmente ao povo amazonense — o que de fato aconteceu no estado”, afirmou Aziz.

Lima foi alvo de operação da Polícia Federal que investiga seu suposto envolvimento em um esquema de desvio de verbas destinadas à Covid-19. Segundo a ministra Rosa Weber, o governador não pode dar respostas que possam incriminá-lo.

“Coerente”, diz Renan sobre decisão de Weber

A decisão da ministra Rosa Weber divide opiniões, dentro da própria CPI. Segundo o relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB/AL), o julgamento de Weber é “coerente”.

"O Senado tem que investigar em qualquer direção em que houve fato conexo, mas o Senado não pode ultrapassar sua própria competência. Não seria legítima a investigação", disse Renan, em fala à imprensa.

A previsão é que a decisão de Weber se repita com os outros oito governadores convocados pela CPI da Covid. 

Para integrantes do colegiado, o mesmo roteiro deve se repetir com os outros oito governadores convocados pela CPI, deixando o foco do desgaste para a gestão do Executivo federal, numa derrota para o presidente Jair Bolsonaro.