98 Live - Logo
  1. News
  2. Política
  3. Pacheco envia imagens de Filipe Martins para polícia legislativa

Pacheco envia imagens de Filipe Martins para polícia legislativa

Assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência fez gesto considerado racista durante sessão no Senado

Por Estadão Conteúdo - Política25/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quinta, 25, que a Polícia Legislativa vai investigar o gesto do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, que ontem, 24, durante audiência pública do chanceler Ernesto Araújo, fez um gesto ofensivo com a mão, interpretado por alguns como um símbolo de supremacismo branco e, por outros, como simplesmente obsceno. Nas redes sociais, Martins disse apenas arrumava o paletó.

"Imediatamente determinei à Secretaria Geral da Mesa que colhesse as imagens e as encaminhasse à Polícia Legislativa, para que, através de um procedimento próprio, investigue o fato, materialize a conduta através das provas a serem constituídas, identifique a autoria e avalie a tipicidade penal do fato", afirmou.

"Não podemos ter pré-julgamentos em relação ao fato, mas, verdadeiramente, vendo as imagens, identificamos um gesto completamente inapropriado para o ambiente do Senado. Queremos repudiar todo e qualquer ato que envolva racismo ou discriminação de qualquer natureza e repudiar qualquer tipo de ato obsceno também, caso tenha sido essa a conotação."

Pacheco disse que o Senado "não é lugar de brincadeira", mas de trabalho sério. "Estávamos trabalhando e buscando soluções e informações de um ministério que está muito aquém do desejável para o Brasil."

O presidente do Senado disse que será garantida ampla defesa e contraditório na apuração de fatos contra Filipe Martins. "Esse é o tratamento adequado em um Estado Democrático de Direito para um episódio dessa natureza."

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.