98 Live - Logo
  1. News
  2. Política
  3. Prefeito de Varginha renuncia cargo em meio à pandemia

Prefeito de Varginha renuncia cargo em meio à pandemia

Renúncia acontece um dia após chefe do executivo revogar decreto que permitiria a reabertura do comércio

Por Lucas Rage - Política06/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O prefeito de Varginha (MG), Antônio Silva (PTB), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (6).

A renúncia acontece um dia após o prefeito revogar o decreto que permitia a reabertura do comércio da cidade nesta segunda-feira (6) em meio à crise do novo coronavírus. Em sua carta de renúncia (leia no fim da matéria) direcionada à Câmara de Vereadores, o prefeito alegou razões de foro íntimo.

O Central 98 conversou com o diretor de Jornalismo da Rede Mais, Luiz Fernando Rocha, que disse que o prefeito estava sob pressão. "Assim que o governo do Estado publicou a resolução que fechou o comércio, as prefeituras vieram e legislaram. O prefeito estava em férias. Começou uma pressão muito forte vinda do setor comercial. Essa pressão continuou pelas duas semanas seguintes e, na sexta-feira, o prefeito voltou de férias e imediatamente publicou um decreto liberando a abertura das lojas no centro da cidade", explicou.

O Ministério Público fez um questionamento formal e deu 24 horas para ele responder. No domingo, ele voltou atrás e resolveu manter o fechamento das lojas.

Antônio Silva tem 77 anos, e foi eleito para o seu 4º mandato em Varginha em 2016, com 43,98% dos votos.

A Câmara dos Vereadores deverá se reunir às 14h desta terça-feira (7) para seguir com os procedimentos de posse do vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo.


Veja a carta de renúncia:

Eu, abaixo-assinado, Antônio Silva, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado nesta cidade, na Alameda dos Sabiás, nº 157, Jardim Cidade Nova, dirijo-me respeitosamente a V. Exa. para expor e comunicar o seguinte:

Durante mais de 15 anos tive a honra de estar à frente da Prefeitura desta cidade, como Prefeito, eleito por 4 mandatos.

Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto.

Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura.

Relembrando as palavras do Apóstolo Paulo, posso afirmar que “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”, e encerro a minha missão com a consciência do dever cumprido.

Assim sendo, num ato de livre manifestação de vontade e para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, venho comunicar a V. Exa. minha decisão irrevogável e irretratável de RENUNCIAR, a partir desta data, ao cargo de Prefeito Municipal desta cidade de Varginha – Estado de Minas Gerais, para o qual fui eleito nas eleições do ano de 2016, para o quadriênio 2017/2020.

Na oportunidade, renovo a V. Exa. e a seus ilustres pares, meus protestos de elevada consideração e respeito.

Varginha (MG), 06 de abril de 2020

Antônio Silva

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.