98 Live - Logo
  1. News
  2. Política
  3. Presidente da CDL e deputada federal: conheça os primeiros pré-candidatos à PBH

Presidente da CDL e deputada federal: conheça os primeiros pré-candidatos à PBH

Convenções partidárias nesta segunda-feira oficializam candidaturas de Marcelo de Souza e Silva, pelo Patriota e de Áurea Carolina, pelo PSOL

Por Fernando Motta - Política31/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Começam nesta segunda-feira (31) as convenções partidárias que definirão as chapas para a corrida eleitoral pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Na capital mineira, 17 políticos já manifestaram seus interesses como pré-candidatos. Dois deles já serão oficializados em convenções neste primeiro dia: a deputada federal Áurea Carolina (Psol) e o empresário Marcelo de Souza e Silva (Patriota).

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, oficializou nesta tarde sua candidatura pelo Patriota em uma convenção no Mercado Central.

À reportagem da 98 FM, Marcelo disse que resolveu se projetar à corrida eleitoral após ser procurado por lideranças empresariais. Ele ressaltou que ao longo dos anos as divergências com o prefeito Alexandre Kalil foram crescendo, se acentuando ainda mais devido à "falta de diálogo durante a pandemia".

"Belo Horizonte está ficando para trás, várias capitais no Brasil estão nos passando. Queremos retomar essa referência que BH sempre foi, com uma linha de trabalho voltada principalmente para o desenvolvimento econômico, para que possamos fazer também um desenvolvimento social sustentável, gerando empregos, atraindo investimentos e melhorando questões como saúde, segurança, educação e atendimento ao cidadão", disse Marcelo.

A deputada e ex-vereadora Áurea Carolina foi oficializada como pré-candidata durante o encontro virtual do PSOL na noite desta segunda-feira (31).

No encontro, que ocorreu de forma virtual, foi divulgada também a indicação do nome de Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular, como vice na chapa, que ainda terá o apoio do PCB.

À reportagem da 98 FM, Áurea destacou sua posição e compromisso de trazer um projeto alternativo para Belo Horizonte, que priorize as pessoas mais pobres, as populações mais vulneráveis, que vive nas periferias, as mulheres, as pessoas negras e a juventude.

"Cuidando primeiramente dessas pessoas, garantindo melhores condições de vida para esses grupos, enfrentando as desigualdades sócio-econômicas, nós geramos benefícios para a cidade inteira, melhora a qualidade de vida de todo mundo", avaliou.

As convenções partidárias podem ocorrer até o dia 16 de setembro, com possibilidade dos encontros serem realizados virtualmente, por conta da pandemia. Posteriormente, os partidos precisam registrar os nomes de seus eventuais candidatos no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O prazo de registro de candidaturas vai até o dia 26 de setembro.