98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. ANS decide que planos de saúde deverão cobrir teste sorológico para Covid-19

ANS decide que planos de saúde deverão cobrir teste sorológico para Covid-19

Exame também é conhecido como teste rápido e consegue detectar se o paceiente já teve contato com o vírus

Por Da Redação - Saúde13/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Os planos de saúde terão de cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus. Esta foi a decisão em uma reunião da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde (ANS) na tarde desta quinta-feira (13). O teste detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Este teste também é conhecido como teste rápido, destes oferecidos em farmácias e em sistemas drive-thru de clínicas e laboratórios.

Em julho, a ANS conseguiu derrubar na Justiça a decisão liminar que obrigava os planos a oferecerem os testes. Na ocasião, a agência argumentou que não é possível fazer uso de testes, de forma segura, como auxílio no mapeamento de pessoas infectadas. A ANS havia incluído o teste sorológico na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde no fim de junho, atendendo a uma decisão judicial dada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), de Pernambuco

Apesar da decisão judicial, segundo a ANS, os planos de saúde continuaram obrigados a fornecer o exame sorológico, desde que houvesse uma requisição feita por um médico. Para encaminhamento, o paciente teria que ter apresentado sintomas de quadro gripal ou síndrome respiratória.

Já os exames PCR, que colhe material do nariz e garganta do paciente, jã são obrigatórios desde março. 

O teste sorológico é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de 10 dias, pois a produção de anticorpos no organismo leva alguns dias para ser detectada pelo exame.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.