98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Apesar de alta nas UTIs, transmissão de Covid-19 está sob controle em BH

Apesar de alta nas UTIs, transmissão de Covid-19 está sob controle em BH

Índice médio de transmissão de Covid-19 no verde há 10 dias na cidade fez PBH flexibilizar funcionamento de bares e restaurantes, mas ocupação de leitos de UTI segue no vermelho e subindo

Por Marcello Oliveira - Saúde09/06/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid-19 continua numa escalada em Belo Horizonte. Foi o que mostrou o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital na noite desta quarta-feira (09). Apesar da alta, a ocupação de leitos de UTI permaneceu abaixo dos 80%. A ocupação de leitos de enfermaria, porém, apresentou queda pelo segundo dia seguinte. Já a transmissão do vírus por infectado continua praticamente estável, se mantendo dentro do nível verde, considerado de controle, embora uma pequena alta em 24 horas.

Na terapia Intensiva, a ocupação foi de 76,6% na terça-feira (08) para 77,7% nesta quarta-feira (09). O indicativo ainda permanece na zona vermelha, de alerta máximo.

A ocupação nas enfermarias caiu e foi de 61,6% no boletim anterior para 60,5% hoje, mas se mantendo no nível amarelo, de atenção.

A transmissão por infectado na cidade, que no último boletim estava em 0,94 hoje marcou leve alta e foi para 0,95, se consolidando no nível verde, considerado uma zona de controle da transmissão local do coronavírus, há dez dias. Isso significa que cada 100 infectados, transmite o vírus para outras 95 pessoas, revelando que a transmissão pode ficar sob controle caso o índice se mantenha no verde por duas semanas. Foi esse indicador que levou a Prefeitura de Belo Horizonte a flexibilizar o funcionamento de bares e restaurantes para até às 22h e o retorno presencial das aulas do ensino fundamental das redes municipal e particular.