Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Apesar de queda em ocupação de leitos, mortes por Covid-19 segue alta em BH

Apesar de queda em ocupação de leitos, mortes por Covid-19 segue alta em BH

Índice RT de transmissão por infectado chegou em um dos menores índices desde o início da pandemia, 0,87, mas número de novos casos diários e de mortes preocupam


Por Marcello Oliveira

O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Belo Horizonte no início da noite desta quarta-feira (14) confirma a tendência de queda em todos os índices de ocupação de leitos e também de transmissão do vírus. Na terapia Intensiva a ocupação caiu de 86,1% na terça-feira (13) para 84,8% nesta quarta-feira (14), mas apesar da queda, a ocupação permanece em estado de atenção, na zona vermelha. A ocupação nas enfermarias permanece no nível amarelo e em queda. Nesta terça estava em 68,4%% e agora em 68,1%.

O índice RT, que mede o nível de transmissão por infectado na cidade, está na zona verde pelo décimo dia seguido e caiu de 0,88 para 0,87, o nível mais baixo desde que começaram as restrições na cidade. Isso significa que cada grupo de 100 infectados, transmite o vírus para 87 pessoas. Segundo os epidemiologistas, se esse indicativo permanecer no nível verde por pelo menos duas semanas, considera-se que a transmissão do vírus está sob controle na cidade. Já estamos há 10 dias na zona verde do indicativo.

Apesar de todos os indicativos favoráveis, o número de novos casos confirmados e de mortes ainda está entre os mais altos desde o início da pandemia. Foram contabilizados, nas últimas 24 horas, 55 óbitos e 1.562 novos casos em Belo Horizonte. 

Nesta quarta-feira (14), o comitê de combate à pandemia em Belo Horizonte se reuniu para definir os próximos passos na flexibilização, que agora levará em conta também o nível de estoque de remédios nos hospitais. Nada foi definido nesta reunião, mas outros encontros acontecerão e uma definição deve ser divulgada até a próxima sexta-feira (16).

Colunistas

Carregando...


Saiba mais