98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Assembleia vai destinar recursos da Vale para produção de vacina Covid da UFMG

Assembleia vai destinar recursos da Vale para produção de vacina Covid da UFMG

Informação foi divulgada pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus; segundo ele, recurso será retirado de acordo de reparação da Vale com o governo de MG, por Brumadinho

Por Lucas Rage e Lucas Ragazzi - Saúde14/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai destinar recursos para a produção da vacina contra a Covid-19, que vem sendo desenvolvida pela UFMG em parceria com o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

A notícia foi divulgada pelo presidente da Casa, deputado estadual Agostinho Patrus (PV).

Pelo Twitter, Patrus afirmou que o repasse vai partir do acordo da Vale com o Governo de Minas Gerais, em reparação pelo Crime Ambiental de Brumadinho. Ainda segundo o presidente da Assembleia, a estimativa é que o repasse seja feito ainda este ano, para que o desenvolvimento da vacina não pare.

"Queremos que o repasse seja feito ainda este ano para dar continuidade a este estudo tão importante para Minas e para o país. A vacina é a nossa solução para reduzir o sofrimento das pessoas, garantir o retorno seguro das atividades econômicas e assegurar, acima de tudo, a vida", afirmou Patrus, pelo microblog.

Estudo avança

O estudo da vacina mineira concluiu a fase de prova conceito com “resultados bastante animadores”, afirmou a Fiocruz na segunda-feira (12).

Segundo os pesquisadores, a vacina não apenas protegeu os camundongos usados na prova de conceito, como também evitou qualquer manifestação clínica da doença.

A pesquisa agora seguirá nos estudos pré-clínicos, com testes em macacos, considerados fundamentais para que se possa avançar em direção aos testes clínicos, em humanos.