98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. AstraZeneca espera aprovação de vacina no Brasil em janeiro

AstraZeneca espera aprovação de vacina no Brasil em janeiro

Companhia disse estar trabalhando em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conseguir aprovação de seu imunizante contra a covid-19

Por Estadão Conteúdo - Saúde18/12/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O presidente da farmacêutica AstraZeneca, Pascal Soriot, afirmou nesta sexta-feira (18) que a companhia está trabalhando em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conseguir aprovação de seu imunizante contra a covid-19, desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, o quanto antes no Brasil. Segundo previsões do executivo, a aprovação deve acontecer em janeiro de 2021, e o início da aplicação, a partir de fevereiro do próximo ano, a depender da capacidade de produção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O prazo é próximo das primeiras expectativas do Plano Nacional de Imunização (PNI) anunciado pelo governo federal. Inicialmente, o governo federal havia dito que iniciaria a aplicação das vacinas em março. Contudo, após pressões de governadores, publicou documento dizendo que definirá novo calendário sem ainda cravar a data.

Coronavac

A vacina da AstraZeneca não é a que está em estágio mais avançado de aprovação. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a Coronavac - imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac - estaria pronta para aplicação a partir do dia 25 de janeiro, a depender da aprovação da agência reguladora.