98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Brasil tem 85% da população disposta a se vacinar

Brasil tem 85% da população disposta a se vacinar

Esse porcentual de aceitação é o segundo mais alto do mundo, ficando atrás apenas da China

Por Estadão Conteúdo - Saúde22/10/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Um estudo publicado hoje pela na revista Nature revela que 85,3% dos brasileiros estão dispostos a se vacinar contra a covid-19 "se um imunizante comprovadamente seguro e eficaz estiver disponível". Esse porcentual de aceitação é o segundo mais alto do mundo, ficando atrás apenas da China, onde chega o índice chega a 88,6%.

A informação foi divulgada um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro afirmar que uma futura vacina contra a doença não será obrigatória no País. E na quarta-feira, 21, ele também descartou comprar o imunizante chinês, contestando o que dissera, na véspera, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O levantamento envolveu especialistas dos Estados Unidos e da Europa que analisaram as respostas de 13.400 pessoas dos 19 países mais atingidos pela pandemia. O objetivo era descobrir qual seria a potencial hesitação global diante de uma vacina. Os números mostram que 72% dos entrevistados aceitariam o imunizante e que 28% o recusariam ou hesitariam em tomá-lo.

Para os especialistas envolvidos, esse porcentual de hesitação é alto diante de uma emergência global de saúde do porte da covid-19. Sobretudo se o porcentual de proteção oferecido pela vacina for baixo.

Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de cem potenciais vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento no planeta. Muitas estão em fase final de testes em seres humanos e são pré-negociadas com vários países, inclusive o Brasil.