98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira

Segundo a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, grupos prioritários dessa terceira etapa não atingiram a meta mínima de 90% recomendado pelo Ministério da Saúde

Por Da redação - Saúde30/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Termina nesta terça-feira (30) a campanha de vacinação contra a gripe. Na terceira e última etapa, devem ser imunizadas crianças de seis meses a cinco anos de idade, professores, gestantes, mulheres no período pós-parto, além dos adultos de 55 a 59 anos.

Os públicos alvos das etapas anteriores, como as pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, também podem se vacinar. Apesar da vacina não proteger as pessoas contra a Covid-19, ela é importante para desafogar hospitais, já que a dose combate três tipos de vírus Influenza. 

Segundo Josianne Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Minas considera que a cobertura da campanha foi bem sucedida, considerando o momento de pandemia. Ela diz que a cobertura geral está em 96%, acima dos 90% recomendados pelo Ministério da Saúde.

No entanto, segundo Josiane, quando avaliado por grupos prioritários da campanha, o público alvo dessa terceira etapa não atingiu os 90% : as gestantes e puérperas - mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias - crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, além de adultos de 55 a 59 anos de idade.

Ela esclarece que, por enquanto, apenas pessoas dos grupos prioritários ao longo de toda a campanha serão vacinadas nos postos. Posteriormente, haverá uma avaliação do Ministério da Saúde. Se houver doses remanescentes, será avaliada a possibilidade de estender a campanha para outros grupos.

Belo Horizonte

Na capital mineira, a cobertura vacinal desta última fase da imunização está em apenas 34%. O isolamento social e o frio ajudam a explicar os indicadores. A vacina está disponível em todos os centros de saúde da capital.

Confira a entrevista completa: