98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. CDL-BH diz que comércio não causou alta da Covid e critica possível fechamento

CDL-BH diz que comércio não causou alta da Covid e critica possível fechamento

Entidade diz que não há nenhuma comprovação científica de que a reabertura gradual do setor seja a responsável pelo aumento de casos de infecção por coronavírus na capital mineira

Por Da redação - Saúde29/12/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) emitiu um comunicado nesta terça-feira (29) se posicionando contra qualquer possibilidade de novo fechamento do comércio na capital mineira neste momento. De acordo com a entidade não há nenhuma comprovação científica de que a reabertura gradual do setor seja a responsável pelo aumento de casos de infecção por coronavírus na cidade. Amanhã, o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura vai se reunir para discutir os próximos passos que serão tomados em relação à flexibilização em BH.

A CDL/BH afirmou que o comércio, em sua ampla e imensa maioria, tem adotado todos os protocolos sanitários exigidos em meio a pandemia e defende que uma nova restrição geraria mais uma enorme onda de fechamento de empresas e de perda de empregos para milhares de trabalhadores. 

“O processo de reabertura que começou em agosto, permitiu a muitos estabelecimentos que conseguiram sobreviver a uma quarentena de cerca de 150 dias, iniciar uma lenta recuperação. Porém, mesmo com datas comemorativas como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, ainda não foi possível para a grande maioria dos estabelecimentos recuperar as perdas sofridas ao longo de cinco meses de portas fechadas”, afirma o comunicado da CDL-BH. 

De acordo com a entidade, o comércio é responsável por 72% do PIB de Belo Horizonte e gera mais de um milhão de empregos.

Mais cedo, o Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) também argumentou que não acredita na necessidade do fechamento do comércio, já que janeiro é um mês de pouco movimento na cidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.