98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Cloroquina já é usada no tratamento da Covid-19 em BH; infectologista avalia

Cloroquina já é usada no tratamento da Covid-19 em BH; infectologista avalia

Médico disse que cloroquina é um paraquedas não testado pelo Inmetro; "o avião está caindo, você usa ou espera a aprovação?", comparou

Por Central 98 - Saúde10/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O Central 98 conversou nesta sexta-feira (10) com o médico infectologista Dr. Carlos Starling, que está à frente da batalha contra o novo coronavírus em BH.

Segundo ele, a Hidroxicloroquina começou a ser usada nos tratamentos da doença na capital, para casos moderados e graves. Starling avalia o medicamento como promissor, mas que ainda carece de estudos. 

"A Hidroxicloroquina é como um paraquedas que não foi testado pelo Inmetro. O avião está caindo, você usa ou espera a aprovação?", brincou ele. "Como meu avô dizia em Imbiá, no Triângulo Mineiro, para afogado, jacaré é toco", continuou.

"Não temos pesquisas que confirmem a eficácia [da Cloroquina], mas temos bons indícios", diz Starling. 

Números

Starling destacou a importância do isolamento social e disse que os números ainda não estão bons o suficiente em BH. "Os números estão bons? Não, ainda não estão bons. Não temos testes suficientes. Para cada caso confirmado, temos cerca de 60 a 70 casos a serem confirmados", explicou.

O novo balanço divulgado nesta sexta pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que Minas tem 17 mortes e 698 casos confirmados da Covid-19. Belo Horizonte é a cidade com mais registros da doença, com 324 confirmados e seis mortes.

Prática de esportes ao ar livre

O infectologista falou ainda sobre os riscos da prática de esportes ao ar livre.

"Estudos de pesquisadores belgas e holandeses mostram que as pessoas que vêm atrás de você recebem o perdigoto. Se você está correndo, o suor junto com a secreção nasal e bucal se espalham por até 5 metros. Pedalando, a velocidade é ainda maior e o afastamento deve ser de 10 metros. Pedalando em pelotão, 20 metros de distância", destacou.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.