Carregando...

Saúde

CMBH conclui que verba federal continuou chegando ao Galba Veloso mesmo com o hospital fechado

Unidade está fechada há sete meses; leitos do Galba Velloso seriam destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19, mas até o momento não houve internações no local

Por Fernando Motta

Uma CPI da Câmara Municipal de Belo Horizonte concluiu que a verba federal destinada ao Hospital Galba Velloso continuou chegando para Minas Gerais mesmo com a unidade fechada há sete meses.

Segundo a Câmara, houve falta de planejamento na suspensão do atendimento psiquiátrico. Desde o início da pandemia, os leitos do Galba Velloso seriam destinados ao atendimento de pacientes com a Covid-19, mas até o momento não houve internações no local.

O relatório da Câmara concluiu que houve omissão de representantes do município e do estado. A recomendação da Secretaria de Estado de Saúde era para que os pacientes de quadros de saúde mental fossem encaminhados para os Centros de Referência da prefeitura. No entanto, a CPI concluiu que o atendimento nesses ambulatórios da prefeitura não foram suficientes para os quadros psiquiátricos graves.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde e ainda aguarda um retorno.

Em nota, a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disse que os recursos federais aplicados pela PBH no Hospital Galba Veloso consumiam, até 2019, cerca de R$ 2 milhões por ano. Com a interrupção das atividades do hospital em 2020, os recursos serão direcionados para o custeio do restante da rede de saúde mental, que tem custo superior ao teto federal investido em Belo Horizonte. Ainda segundo a nota, o município conta com oito Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e cinco Centros de Referência em Saúde Mental – Álcool e outras Drogas (CERSAM-AD). Essas unidades oferecem serviços 24 horas, com funcionamento todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. No que se refere ao atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes, são três centros especializados (CERSAMIs).

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais