98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Com ida à Índia adiada, avião que buscaria vacinas vai levar oxigênio para Manaus

Com ida à Índia adiada, avião que buscaria vacinas vai levar oxigênio para Manaus

Ministério da Saúde disse que a missão de busca das vacinas da Astrazeneca/Oxford deve acontecer nos próximos dias

Por Carol Torres - Saúde16/01/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A aeronave da Azul que decolaria nessa sexta-feira (15) em direção a Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca/Oxford vai levar oxigênio para Manaus (AM). A capital amazonense vive um colapso na saúde com o agravamento da pandemia de Covid-19.

De acordo com a Azul, o pedido para levar oxigênio foi feito pelo Ministério da Saúde. A aeronave A330neo, a maior da companhia aérea, decolou de Recife durante a madrugada deste sábado (16) e pousou pela manhã no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A previsão é de que o avião decole às 14h de hoje em direção a Manaus, levando capacidade máxima de cilindros de oxigênio.

Voo adiado

Segundo o Ministério da Saúde, a missão de busca das doses do imunizante da Astrazeneca/Oxford adquiridas do laboratório indiano Serum foi reprogramada devido questões diplomáticas entre Brasil e Índia. A pasta disse que a decolagem deve ocorrer nos próximos dias.

O atraso pode frustrar os planos do governo brasileiro que conta com essas doses para iniciar a vacinação no dia 20 de janeiro, após possível autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na quinta-feira (14), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse ser "muito cedo" para falar sobre exportação de vacinas para outros países. A Índia, com 1,3 bilhão de habitantes, começará a campanha de vacinação contra a covid-19 neste sábado (16), considerada pelas autoridades como "a maior campanha de vacinação do mundo".

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.