98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Conheça a estratégia do Governo de Minas para a vacinação contra a Covid-19

Conheça a estratégia do Governo de Minas para a vacinação contra a Covid-19

O plano prevê a compra de insumos, equipamentos e criação Centros de Referência em todo o estado

Por João Henrique do Vale - Saúde01/09/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A compra de insumos e medicamentos essenciais para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 foi dificultada pela falta e aumento de preço desses materiais. Este problema pode se repetir quando uma vacina contra a doença for descoberta. Pensando em evitar esse transtorno, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou um Plano de Contingenciamento de Imunização.

Nos próximos meses, está prevista a compra de seringas, refletores para a Rede de Frio e câmaras de refrigeração para regionais e municípios – usadas no armazenamento das vacinas. O Governo já está avaliando os valores de aluguéis de contêineres para depósito das imunizações. O projeto prevê, ainda, a capacitação de profissionais e o diagnóstico das regionais. 

Outra medida estudada é a implementação de Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação. Atualmente, o Centro está presente em Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais é o local onde são encontradas vacinas, imunoglobulinas e soros indicados em situações especiais, tais como pessoas com doenças ou condições especiais de saúde e que precisam de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações ou profilaxias pós-exposição a animais e a material biológico. A intenção é estruturar um Crie estadual no Hospital Eduardo de Menezes, que servirá de referência para os demais estados.