98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Coronavac: sem divulgar eficácia, Butantan diz que vacina é 'a mais segura'

Coronavac: sem divulgar eficácia, Butantan diz que vacina é 'a mais segura'

Dimas Covas disse que vacina atingiu o valor limite que permite uso emergencial

Por Fernando Motta - Saúde23/12/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (23) para divulgar que a vacina Coronavac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, está apta para o uso emergencial.

Havia uma expectativa para que o instituto divulgasse o índice de eficácia da vacina, após a conclusão da fase 3 de testes do imunizante. No entanto, Covas disse que não poderia revelar essa informação por conta de um contrato com o laboratório Sinovac.

Segundo ele, por contrato, os chineses solicitaram que não houvesse a divulgação do número até que cada um dos casos fosse avaliado e submetido à NMPA - órgão regulamentador chinês correspondente à Anvisa no Brasil.

"Vamos respeitar essa data, mas acreditamos piamente que essa data será adiantada", disse o diretor do Instituto Butantan.

Apesar de não revelar o índice de eficácia, Covas disse que em questão de efeitos adversos, a Coronavac é a "vacina mais segura de todas que estão em teste nesse momento".

O instituto destacou que a vacina tem um "excelente perfil de segurança". As manifestações adversas que foram notadas na fase de pesquisa foram em sua maioria leves e com frequência muito baixa. "A mais presente foi a dor no local da injeção", disse Covas.

Presente na entrevista coletiva, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, ressaltou que a vacina "atingiu os índices exigidos pela Anvisa e OMS nos estudos de fase 3".

"Permitirá com que evitemos a morte de milhares de pessoas não só aqui no país como em todo mundo. Diminuiremos a ocupação das UTIs e utilização dos respiradores", destacou Gorinchteyn.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.