98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Covid-19: ocupação de UTI cai em BH, mas transmissão vai para nível de atenção

Covid-19: ocupação de UTI cai em BH, mas transmissão vai para nível de atenção

Enquanto ocupação de UTI segue caindo, a de enfermarias tem tendência de alta e a transmissão do vírus sai da zona de controle

Por Marcello Oliveira - Saúde29/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Belo Horizonte no fim da tarde desta quinta-feira (29) mostrou que o índice RT, que mede a transmissão da Covid-19 na cidade entrou na zona amarela, de atenção, após 24 dias direto na zona verde, considerada a de controle. A ocupação dos leitos de enfermaria também subiu. O único índice que apresentou queda foi o de ocupação de leitos de UTI.

Na terapia Intensiva, a ocupação caiu de 79,9% no boletim da última quarta-feira (28) para 78,9% nesta quinta. Embora abaixo da linha de 80%, o nível de alerta para esse indicador ainda é vermelho.

A ocupação nas enfermarias teve mais um aumento e foi de 59,3% no boletim anterior para 60,3% hoje, se mantendo no nível amarelo.

A transmissão por infectado na cidade saiu da zona verde, onde permaneceu por 24 dias, foi para a amarela, considerada fora de controle, chegando na marca de 1,01. Este índice não para de subir há mais de uma semana, quando ele estava em 0,88. Na última sexta-feira (23) estava em 0,93, subiu para 0,96 na segunda-feira (26) e na quarta (28) chegou a 0,99 antes de entrar na faixa de atenção. Este é um dos índices considerados pela prefeitura para definir o funcionamento do comércio na cidade.

Outros números que preocupam são os novos casos e mortes por Covid-19. Em 24 horas foram contabilizados mais 1.263 novos casos confirmados e 34 óbitos, números ainda muito altos.