Pesquisadores brasileiros trabalham na tentativa de encontrar uma vacina para o novo coronavírus. Entre os estudos está a utilização do vírus da influenza como um vetor vacinal. O vírus usado é atenuado, ou seja, não replica a doença, mas induz a resposta imunológica. O pesquisador Alexandre Vieira Machado, do Grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fundação Oswaldo Cruz Minas, conversou com o Rock News 98 na tarde desta quarta-feira e falou sobre o projeto.
Sobre os prazos, o pesquisador disse que "infelizmente não é possível iniciar um projeto de pesquisa hoje e disponibilizar uma vacina no posto de saúde no ano seguinte". Ele ressalta que o projeto é para médio-prazo. "Se não for para esse momento crítico da pandemia, é para vacinar as pessoas num futuro, a médio-prazo, para proteção de epidemias futuras", diz.
De acordo com Machado, apesar da Fiocruz fazer parte da fundação Oswaldo Cruz, a iniciativa tem também parceria com universidades, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Segundo ele, vários estudos estão sendo feitos em vários locais do mundo. "O objetivo é ter um painel de vacinas pra gente testar pra aumentar as chances de ter um produto pra população", explicou.
Veja o vídeo: