98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Governo diz ter encontrado remédio com eficácia de 94% contra coronavírus

Governo diz ter encontrado remédio com eficácia de 94% contra coronavírus

Segundo Ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, medicamento destroi a Covid-19 sem causar efeitos colaterais

Por Lucas Rage - Saúde15/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Tem notícia boa vinda do Ministério da Ciência e Tecnologia. A pasta disse ter encontrado dois remédios que reduzem a replicação do novo coronavírus em células humanas, sem causar efeitos colaterais.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) em coletiva, pelo Ministro Marcos Pontes. Segundo ele, um dos remédios apresentou eficácia de 94% no combate à Covid-19, em testes.

Segundo a pasta, o medicamento tem baixo custo, alternativa genérica e distribuição ampla no território nacional. Por medida de segurança, o nome dos medicamentos não será divulgado até que os testes sejam concluídos.

A expectativa dele é que o resultado dos testes seja divulgado até a metade de maio.

Outras pesquisas

Uma das linhas de pesquisa que conta com investimento do ministério está relacionada à vacina BCG, usada contra a tuberculose. Para essa pesquisa, o ministério repassou R$ 600 mil que devem ser investidos em estudos clínicos. A intenção é testar se vacinados são mais resistentes ao coronavírus.

A BCG é aplicada logo no nascimento para prevenir formas graves de tuberculose em crianças. Entretanto alguns dados recentes têm demonstrado que países que mantem o uso da BCG apresentaram menores proporções de Covid-19 em comparação com países que suspenderam o uso da vacina como por exemplo os EUA, a Espanha e a Itália. 

Outra pesquisa em andamento foi aprovada recentemente pela Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), ligada ao ministério. O estudo busca uma vacina contra o novo coronavírus e é realizado pelo Centro de Pesquisa René Rachou – Fiocruz. Para realização do estudo, os cientistas irão manipular o vírus influenza com proteínas do vírus Sars-CoV2 para o desenvolvimento da vacina para dupla prevenção da gripe sazonal e covid-19. 

Veja a análise do Rocknews 98


Com informações de Agência Brasil

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.