98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Medo de contágio esvazia setores de hospitais e laboratórios privados

Medo de contágio esvazia setores de hospitais e laboratórios privados

Pacientes com outras doenças têm deixado de buscar atendimento por temor á Covid-19

Por Da Redação - Saúde29/04/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Os números de casos e de mortes causadas pelo novo coronavírus não param de aumentar, hospitais particulares, laboratórios e clínicas de diagnóstico por imagem observam que pacientes com outras doenças estão deixando de buscar atendimento por medo da Covid-19. A situação ameaça o equilíbrio financeiro do setor de saúde suplementar, segundo entidades que representam os estabelecimentos.

Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o número de exames realizados caiu cerca de 80% desde que o novo coronavírus começou a se espalhar pelo país, entre o fim de fevereiro e o início de março. As cirurgias caíram pela metade, sendo eles correspondentes a quase 50% do faturamento dos hospitais particulares.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) informou que as clínicas de diagnóstico por imagem registraram queda na procura de 70%, em média. Nos laboratórios clínicos, o atendimento caiu, em média, 60% se comparado ao movimento do mesmo período de 2019.

Além do apoio financeiro do banco público, a Anahp e a Abramed defendem que a população seja informada sobre a importância de não interromper tratamentos continuados, bem como da “segurança” de se submeter aos chamados procedimentos eletivos (considerados menos urgentes) e a exames clínicos.

Na nota, a ANS alerta sobre o risco da interrupção de tratamentos continuados e sobre a obrigatoriedade do pronto atendimento em casos urgentes. A agência também esclarece que, apesar da pandemia e das orientações de distanciamento social, jamais recomendou a suspensão ou proibiu a realização de internações e cirurgias eletivas.