Moradores mineiros já estão passando por testes para o novo coronavírus com a coleta de saliva. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. A nova técnica pode ajudar o estado a expandir a indicação para a realização do exame.
Em entrevista coletiva, o secretário afirmou que a rede e os laboratórios já foram orientadas para terem a alternativa. "Distribuímos também os frascos e, em alguns lugares, já estamos fazendo a coleta de saliva”, disse Carlos Eduardo.
De abril a junho, pesquisadores analisaram 660 amostras. Cada pessoa que participou do teste teve coleta feita tanto por saliva, como por swab. As amostras foram analisadas pelo RT-PCR, que é o método de diagnóstico considerado o "padrão ouro". Um total de 627 coletas tiveram resultados concordantes nos dois métodos, "indicando que as amostras de saliva podem ser usadas como material biológico para diagnóstico molecular da Covid-19", informou a SES-MG.
O estudo para a nova testagem foi feito pela coordenação estadual de Laboratório e Pesquisa da SES-MG. O grupo conta com participação de representantes da Funed, Hemominas, Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Cerest).