98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Minas começa testes para detectar a Covid-19 com saliva

Minas começa testes para detectar a Covid-19 com saliva

O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nesta quarta-feira

Por João Henrique do Vale - Saúde02/09/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Moradores mineiros já estão passando por testes para o novo coronavírus com a coleta de saliva. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. A nova técnica pode ajudar o estado a expandir a indicação para a realização do exame.

Em entrevista coletiva, o secretário afirmou que a rede e os laboratórios já foram orientadas para terem a alternativa. "Distribuímos também os frascos e, em alguns lugares, já estamos fazendo a coleta de saliva”, disse Carlos Eduardo.

De abril a junho, pesquisadores analisaram 660 amostras. Cada pessoa que participou do teste teve coleta feita tanto por saliva, como por swab. As amostras foram analisadas pelo RT-PCR, que é o método de diagnóstico considerado o "padrão ouro". Um total de 627 coletas tiveram resultados concordantes nos dois métodos, "indicando que as amostras de saliva podem ser usadas como material biológico para diagnóstico molecular da Covid-19", informou a SES-MG. 

O estudo para a nova testagem foi feito pela coordenação estadual de Laboratório e Pesquisa da SES-MG. O grupo conta com participação de representantes da Funed, Hemominas, Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Cerest)