98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Minas Consciente: Estado não tem mais nenhuma região na onda Vermelha

Minas Consciente: Estado não tem mais nenhuma região na onda Vermelha

Macrorregião Nordeste, a última que estava na onda Vermelha, migrou para a Amarela; no entanto, Centro-Sul, Oeste e Triângulo-Sul regrediram da Verde para a Amarela

Por Fernando Motta - Saúde24/09/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Minas Gerais não tem mais nenhuma macrorregião na onda Vermelha, de acordo com a classificação do programa Minas Consciente. Agora, todas as regiões do Estado estão na onda Amarela, com excessão da Norte, que está na Verde. Isso significa que todas as macrorregiões do Estado possuem no mínimo uma autorização para que a maior parte dos segmentos não-essenciais possam funcionar.

As atualizações, que passam a valer a partir de sábado (26) foram divulgadas pelo secretário adjunto de Desenvolvimento, Fernando Passalio, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (24). A macrorregião Nordeste, a última que estava na onda Vermelha, migrou para a Amarela. No entanto, também houve regressões: as regiões Centro-Sul, Oeste e Triângulo-Sul estavam na onda Verde e foram para a Amarela.

De acordo com os protocolos divulgados ontem pelo Governo de Minas, que permite o retorno das aulas presenciais apenas na onda Verde, somente municípios da região Norte estariam aptos. No entanto, no programa Minas Consciente também há a classificação por microrregiões. Seguindo essa classificação, há 24 áreas na onda Verde. A relação completa de municípios pode ser encontrada no site do Minas Consciente.

Os prefeitos podem decidir se adotam as medidas com base na microrregião ou na macrorregião em que o município está inserido.

Fernando Passalio também anunciou que os shoppings terão permissão para ampliar o horário de funcionamento a partir deste sábado (26) nos municípios que aderiram ao programa Minas Consciente. De acordo com os novos protocolos do programa, que passam a valer a partir de sábado, os centros comerciais passam agora a funcionar de 11h às 22h nos dias úteis e de 10 às 22h nos fins de semana.