Minas Gerais registrou 149 óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas. O número representa um novo recorde de confirmações no estado. O Secretário se Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, havia afirmado ontem durante coletiva que a metodologia de contagem das vítimas mudaria, tornando o processo mais ágil. O total de mortes no estado desde o início da pandemia chegou em 3.043.
O número oficial de contagiados está em 135.728. Destes, 27;743 ainda estão em acompanhamento enquanto 104.939 já foram recuperados.
Belo Horizonte tem 20.519 caos confirmados da doença. O número de vítimas fatais não foi atualizado.
Mudança da Metodologia
O Secretário Carlos Eduardo Amaral afirmou que o tempo para a entrada do óbito no boletim epidemiológico vai cair de 10 para três dias e explicou, "hoje temos atraso em media de 10 dias para notificação dos óbitos. Com o Sivep-Gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe), teremos um atraso de três dias. Então, isso, para nós, será uma qualificação dos dados", disse.
O secretário havia ressaltado durante a coletiva de ontem que os números provavelmente seriam maiores nesta terça-feira (04/08). Ele afirmou "para vocês terem uma ideia, estamos acompanhando nos últimos quatro dias essas notificações, e de uma maneira geral, o Sivep-Gripe vem estando a frente nas nossas notificações, de 100 óbitos. Então, é provável de hoje para amanhã venhamos a consolidar esses óbitos de diferença".