Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Minas realizou 16 mil exames; SES diz que testagem não é principal estratégia

Minas realizou 16 mil exames; SES diz que testagem não é principal estratégia

Segundo Carlos Eduardo Amaral, principal foco do governo é a estruturação da rede de saúde


Por Fernando Motta

No balanço epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde desta quinta-feira (14), além de divulgar os casos de recuperados em Minas, o governo também publicou pela primeira vez o número de testes realizados para Covid-19. Até o momento, são 16.571, sendo que 814 (5%) tiveram resultados positivos e 14.989 (90,5%) tiveram resultados negativos. Outros 141 foram inconclusivos. Há ainda 627 exames em análise.

Respondendo a um questionamento sobre o baixo número de exames em Minas, Carlos Eduardo disse que a testagem não é a única forma de monitoramento do que está acontecendo na sociedade na pandemia.

"Testar faz parte da estratégia que nós temos, mas a principal estratégia é a estruturação da rede de atenção à saúde de da rede de assistência. Temos outros dados que trazem também uma ideia do que está acontecendo", disse.

Monitoramento de leitos

Segundo ele, o governo trabalha com um tipo de avaliação multi-modal. "Estamos monitorando a ocupação de leitos no Estado e quantos leitos estão ocupados por pessoas com a Covid-19. Nesse sentido não há um aumento significativo nesse momento. Nesse momento nós temos estrutura e leitos ainda ociosos, então entendo que estamos ainda com uma performance razoável", explica.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais