98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Minas recebe 1,6 mil respiradores inteligentes; saiba como o aparelho funciona

Minas recebe 1,6 mil respiradores inteligentes; saiba como o aparelho funciona

Os aparelhos produzidos pela empresa Tacom foram financiados pela Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg)

Por João Henrique do Vale - Saúde14/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Minas Gerais recebeu uma grande ajuda para o combate a Covid-19. O estado recebeu a doação de 1,6 mil respiradores inteligentes. Os aparelhos, produzidos pela empresa Tacom, foram financiados pela Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg). A entrega foi confirmada nesta sexta-feira pelo Governador Romeu Zema (Novo).

Uma das características do respirador é o funcionamento em rede, o que reduz o número de profissionais necessários para operar o aparelho. O equipamento permite, ainda, a queima do ar expirado pelo paciente, o que reduz a contaminação em ambiente hospitalar. O valor do produto é um dos mais baratos do mercado mundial. Serão distribuídos 5 mil aparelhos para todo o Brasil.

O governador Romeu Zema agradeceu pela entrega dos aparelhos e ressaltou que eles serão importantes, ainda, após a pandemia. "Satisfação enorme receber esses respiradores que vão fortalecer o sistema de saúde que desde o início vem sendo estruturado", afirmou. "Essa contribuição da Fiemg que teve apoio de várias empresas, será essencial para o combate. Os aparelhos serão destinados a cidades de acordo com critérios técnicos", completou.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, ressaltou a união das empresas no combate a pandemia. "Felizmente, juntamos um grupo enorme de indústrias que se propuseram a ajudar o estado. Fizeram doações a Fiemg e nas suas regiões. Com esse recurso, consertamos respiradores e investimos neste projeto da Tacon que conta com a capacidade e a engenhosidade dos mineiros. Vai atender na covid e no pós covid. Os respiradores vão atender os mineiros por muito anos", concluiu.