98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Minas tem oito casos de crianças com síndrome associada à Covid-19

Minas tem oito casos de crianças com síndrome associada à Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) registrou 16 notificações da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Por João Henrique do Vale - Saúde27/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Casos da chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que está associada à Covid-19, foram confirmados em Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, oito crianças, entre 1 e 14 anos, foram diagnosticadas com a enfermidade. Desde o início da pandemia, são 16 notificações. 

Do total de casos, confirmados, seis crianças já receberam alta e outras duas ainda estão internadas. Cinco pacientes são de Belo Horizonte, e os outros são de Divinópolis, Patos de Minas, e Uberlândia. 

As manifestações da doença são similares à síndrome de Kawasaki. Entre os sintomas mais frequentes estão febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, comprometimento respiratório, entre outros.

Desde julho, a SES, em consonância com o Ministério da Saúde, determinou a notificação obrigatória de casos suspeitos da síndrome. 

“O objetivo desta vigilância é reunir dados que permitam aprimorar o conhecimento sobre fatores de risco, fisiopatologia, quadro clínico e tratamento da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica”, fala a pediatra Flávia Cruzeiro, integrante do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS-MG).