Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. 'Não há colapso na Saúde de BH', garante especialista

'Não há colapso na Saúde de BH', garante especialista

Doutor Marcelo Lopes Ribeiro, gestor em saúde pública, garante que os leitos de UTI em BH têm ocupação dentro da normalidade


Por Rock News

A recente veiculação por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte de que a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 96% no último domingo (19) trouxe preocupação e foi recebida “com uma pulga atrás da orelha” pelo governador Romeu Zema, que contestou o dado. Na tarde desta quinta-feira (23), o Rock News conversou com o gestor em saúde pública, doutor Marcelo Lopes Ribeiro, que explicou os dados, ressaltando que tal taxa de ocupação se referia apenas aos leitos não destinados ao tratamento da Covid-19.

Segundo ele, hoje 20% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital estão reservados para o tratamento de síndromes respiratórias, incluindo a Covid-19. Desse total, apenas 36% estão ocupados. Além disso, nessa quinta-feira foi entregue o hospital de campanha no Expominas, ampliando a quantidade de leitos na capital mineira.

Todo o restante é destinado ao tratamento de doenças em geral, e foi nessa parcela de leitos que houve uma ocupação de 96% no domingo. Ainda segundo Ribeiro, a rotatividade dos leitos é muito grande e o alto índice foi uma situação pontual do domingo. Segundo a Secretaria de Saúde de BH, a taxa de ocupação nessa parcela dos leitos caiu para 87% na terça-feira (21).

Assista à entrevista completa, na qual o médico esclarece a situação:



Colunistas

Carregando...


Saiba mais