Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. No dia da reabertura do comércio, ocupação de UTI volta a cair em BH

No dia da reabertura do comércio, ocupação de UTI volta a cair em BH

Apesar de queda na ocupação de leitos de UTI, a ocupação de enfermaria teve leve alta e índice de transmissão RT permaneceu sem alteração


Por Marcello Oliveira

No da flexibilização do comércio em Belo Horizonte, a ocupação dos leitos de UTI voltou a cair, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (22). Na terapia Intensiva, a ocupação caiu de 83,1% no boletim anterior, divulgado na terça-feira (20), para 82%, mas ainda no nível de muita atenção, na faixa vermelha. A ocupação nas enfermarias continuou subindo, mas mesmo em alta, permanece no nível amarelo. Na última terça estava em 59,1% e agora em 59,9%.

O índice RT, que mede o nível de transmissão por infectado na cidade está na zona verde pelo 18º dia seguido e manteve o índice de 0,92. Isso significa que cada grupo de 100 infectados, transmite o vírus para 92 pessoas. Segundo os epidemiologistas, se esse indicativo permanecer no nível verde por pelo menos duas semanas, considera-se que a transmissão do vírus está sob controle na cidade. Já estamos há 18 dias na zona verde do indicativo e nos próximos dias já devemos sentir o reflexo disso com menos novos casos, menos internações e, consequentemente, menos óbitos. O infectologista Carlos Starling, do comitê de enfrentamento da pandemia da PBH, informou que “o importante é se manter abaixo de 1,0, se estivermos abaixo disso, estaremos sob controle”.

Uma preocupação neste momento é grande número de casos confirmados de Covid-19 e de óbitos pela doença. Nesta quinta foram contabilizados mais 2.017 novos casos em 48 horas em Belo Horizonte e 57 óbitos também em 48 horas. BH chegou na triste marca de quatro mil mortos por Covid-19 desde o início da pandemia, com exatos 4.036 óbitos.

Uma notícia boa é que a incidência de Covid-19 acumulada nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes chegou ao número mais baixo desde quando começaram as restrições na cidade. Hoje está em 404,7. Em 31 de março, esse número era 572,8.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais