98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Ocupação de leitos dispara e eleva alerta para Covid-19 em BH

Ocupação de leitos dispara e eleva alerta para Covid-19 em BH

Levantamento feito pela Rádio 98 aponta aumento de 100% na ocupação dos leitos, em uma semana

Por João Henrique do Vale, Lucas Rage - Saúde18/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A alta da ocupação de leitos nos hospitais de Belo Horizonte elevou o alerta para a Covid-19 na capital. 

Fontes próximas ao Comitê de Enfrentamento à Doença informaram, à Rádio 98, uma alta de 100% na ocupação dos leitos de BH, em uma semana.

O aumento de ocupação de leitos na capital mineira não acontece apenas em hospitais públicos, mas também em unidades particulares. A Rádio 98 fez um levantamento em alguns hospitais.

No Hospital Mater Dei, em uma semana, a alta na ocupação de leitos mais que dobrou. Em 10 de junho, a unidade tinha 23 pacientes internados com suspeita ou confirmação da Covid-19. Nessa quarta-feira, eram 53 internações. Destas, 36 pessoas confirmadas com a Covid-19, e 17 com suspeita. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estavam 15 pessoas. O hospital já registrou cinco mortes.

No Hospital Unimed, as internações tiveram queda no mesmo período, saindo de 73 em 11 de junho, para 60 nessa quarta-feira. Ontem, 20 pessoas estavam no CTI e outras 40 na enfermaria.

Neste mesmo período, o hospital registrou um aumento no número de mortes, saindo de 9 para 14 mortes.

Hospital Santa Casa

Na Santa Casa de Belo Horizonte a situação também é crítica. Atualmente, há 50 pacientes confirmados com Covid-19 e internados na unidade de saúde. Outras 114 pessoas com suspeita da doença estão em área de isolamento.

Os leitos de UTI do hospital, que são 40, estão todos ocupados.

Hospital Odilon Behrens

No Hospital Odilon Behrens, os leitos de UTI destinados à Covid-19 alcançaram 92% da ocupação, com 22 dos 24 leitos ocupados. 

Já a ocupação leitos de enfermaria destinados à Covid-19 está em 40%, com 26 das 65 unidades ocupadas.

Hospital Madre Teresa

A taxa de ocupação de leitos específicos para Covid-19 no Hospital Madre Teresa está em 67,5%. Dados da unidade divulgados pela unidade de saúde mostram que 27 pessoas estão internadas no local, sendo três em unidade de terapia intensiva (UTI). Deste total, 19 foram confirmados com o novo coronavírus. 

Situação de Belo Horizonte

A ocupação de leitos públicos na capital mineira também vem aumentando. Dados da prefeitura mostram que os leitos de UTI próprias para Covid-19, e também para outras doenças, estão com 82% de ocupação. Ao todo, são 966 leitos, sendo 246 exclusivos para o novo coronavírus, e 720 para outras enfermidades.