Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Ocupação de UTI covid volta a cair em BH, mas mortes seguem em alta

Ocupação de UTI covid volta a cair em BH, mas mortes seguem em alta

Após um dia com índice subindo, a ocupação de leitos de UTI voltou a cair, mas ainda segue no nível vermelho; número de mortes e novos casos tem crescimento expressivo em 24 horas


Por Marcello Oliveira

A ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em BH voltou a cair um dia após voltar a registrar alta, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Belo Horizonte no início da noite desta sexta-feira (16). A ocupação de enfermarias permanece em queda. Na terapia Intensiva a ocupação caiu de 87,2% na quinta-feira (15) para 86,9% nesta sexta-feira. Apesar da queda, o número ainda é maior do que o apresentado na última quarta-feira (14), quando estava em 84,8%. Além disso, o fato de permanecer na zona vermelha, de alerta máximo é um fator preocupante para o comitê de enfrentamento à pandemia na capital. A ocupação nas enfermarias permanece no nível amarelo e em queda. Nesta quinta estava em 65,4% e agora em 63,5%.

O índice RT, que mede o nível de transmissão por infectado na cidade, está na zona verde pelo 12º dia seguido e manteve o mesmo índice de dos últimos três dias, 0,87 o nível mais baixo desde que começaram as restrições na cidade. Isso significa que cada grupo de 100 infectados, transmite o vírus para 87 pessoas. Segundo os epidemiologistas, se esse indicativo permanecer no nível verde por pelo menos duas semanas, considera-se que a transmissão do vírus está sob controle na cidade. Já estamos há 12 dias na zona verde do indicativo.

Outra preocupação neste momento é grande número de casos confirmados de Covid-19 e de óbitos pela doença. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas mais 1.387 novos casos em Belo Horizonte e 71 óbitos. Ontem o número de mortes foi de 51.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) marcou uma coletiva de imprensa para a próxima segunda-feira (19) para divulgar o próximo passo para a flexibilização de uma possível reabertura da cidade. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais