98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Para retomada segura, Minas Consciente analisa dados diariamente no estado

Para retomada segura, Minas Consciente analisa dados diariamente no estado

Dados são analisados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, e influenciam os próximos passos da flexibilização econômica no estado

Por Da Redação - Saúde18/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Um dos pilares mais importantes do Plano Minas Consciente é o monitoramento constante da situação epidemiológica e assistencial em Minas Gerais, com um acompanhamento regionalizado, dada a dimensão estado.

Com isso em mente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) desenvolveu uma Sala de Situação que recebe, trata e gera os dados necessários para as tomadas de decisão. Ela trabalha com marcos de informação diários (dados epidemiológicos, de número e ocupação de leitos) e marcos semanais (curvas de tendência global e regional).

A cada 21 dias, o Governo de Minas, por meio do Comitê Extraordinário Covid-19, avalia os dados do período naquela região, para entender se deve avançar a uma nova onda, manter a atual ou retroceder a uma onda anterior

As avaliações seguem critérios epidemiológicos e assistenciais, podendo o retorno das atividades ser suspenso a qualquer momento, antes mesmo dos marcos de tomada de decisão. Ou seja, os marcos de avanço são a cada 21 dias, enquanto a possibilidade de retrocesso, em caso de agravamento, é sempre imediata.

Para mais informações, acesse o site: mg.gov.br/minasconsiente.