Um dos pilares mais importantes do Plano Minas Consciente é o monitoramento constante da situação epidemiológica e assistencial em Minas Gerais, com um acompanhamento regionalizado, dada a dimensão estado.
Com isso em mente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) desenvolveu uma Sala de Situação que recebe, trata e gera os dados necessários para as tomadas de decisão. Ela trabalha com marcos de informação diários (dados epidemiológicos, de número e ocupação de leitos) e marcos semanais (curvas de tendência global e regional).
A cada 21 dias, o Governo de Minas, por meio do Comitê Extraordinário Covid-19, avalia os dados do período naquela região, para entender se deve avançar a uma nova onda, manter a atual ou retroceder a uma onda anterior.
As avaliações seguem critérios epidemiológicos e assistenciais, podendo o retorno das atividades ser suspenso a qualquer momento, antes mesmo dos marcos de tomada de decisão. Ou seja, os marcos de avanço são a cada 21 dias, enquanto a possibilidade de retrocesso, em caso de agravamento, é sempre imediata.
Para mais informações, acesse o site: mg.gov.br/minasconsiente.