98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. Patenteado pela UFMG, teste que detecta Covid-19 pela urina é inédito no mundo

Patenteado pela UFMG, teste que detecta Covid-19 pela urina é inédito no mundo

A ideia é tornar o exame para detecção de anticorpos para a Covid-19 muito mais simples, barato e menos invasivo

Por Lucas Rage e Marcello Oliveira - Saúde26/05/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) patenteou um teste que utiliza a urina de pacientes para a detecção de anticorpos do Novo Coronavírus.

O exame é inédito, e pode tornar o processo de detecção de anticorpos mais simples e barato e menos invasivo. A idealizadora do teste, a pós-doutoranda do programa de infectologia e medicina tropical da UFMG, Fernanda Ludolf, particiou do Central 98 desta quarta-feira (26) e conversou sobre a expectativa de início de uso do novo teste. “A detecção de anticorpos na urina já é usada, mas não é bem usada pelo meio cientifico, mas  há relatos da técnica para outras doenças e nós insistimos em usar esse método e para a nossa surpresa deu certo, é inédito no mundo, não há em nenhum lugar um teste que reconhece o anticorpo de Covid-19 na urina”, disse a pesquisadora.

 “Por ser um teste quantitativo-qualitativo do tipo Elisa, conseguimos excelentes valores de especificidade e sensibilidade. Obtivemos com a nossa técnica de urine based-Elisa resultados melhores que os alcançados com Elisa empregando amostras de soro dos pacientes, anteriormente aprovada pelo FDA [Food and Drug Administration, dos EUA] e pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Brasil]”, afirma Fernanda Ludolf.

 

Confira a entrevista na íntegra