98 Live - Logo
  1. News
  2. Saúde
  3. PBH mantém comércio aberto e suspende volta às aulas mais uma vez

PBH mantém comércio aberto e suspende volta às aulas mais uma vez

Decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19 após reunião que durou duas horas

Por João Henrique do Vale - Saúde03/03/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu manter o comércio aberto, mesmo com o aumento de casos de Covid-19 em Minas Gerais. Já a definição para a volta às aulas foi suspensa, mais uma vez. As decisões foram anunciadas no fim da tarde desta quarta-feira. 

O Comitê de Enfrentamento da Covid-19 se reuniu durante quase duas horas. Mesmo com a longa discussão, a decisão dos infectologistas, do secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, do Prefeito Alexandre Kalil (PSD), e outros secretários, foi unânime. 

“Estamos com dois indicadores no vermelho e um no amarelo. Por respeito a cidade e por coerência. Não vai mudar nada em relação ao comércio. As escolas tínhamos a intenção de abrir a partir de segunda-feira. Como estamos observando o aumento do número de casos, vamos esperar mais uma semana”, afirmou Jackson Machado.

Nesta quarta-feira, o Governo de Minas Gerais decretou lockdown nas regiões Triângulo Norte e Noroeste de Minas. Para o secretário Jackson Machado, as cidades não fizeram o controle da doença com eficiência. “Outras cidades estão pagando o preço de não terem fechado”, afirmou. 

A Prefeitura de Belo Horizonte vai intensificar a fiscalização na cidade. “A ordem é não dar mais multas, e sim interditar”, comentou o secretário. 

Vacinação 

O primeiro dia de vacinação de idosos de 80 a 85 anos foi nesta quarta-feira. Os 152 centros de saúde de Belo Horizonte estão abertos para receber a população. De acordo com Machado, houve uma grande adesão dos moradores. “Até o meio-dia, metade do público-alvo, idosos de 85 anos, foram vacinados. Nossa expectativa é imunizar todos os idosos de 84 e 85 anos até sexta-feira”, comentou. 

No sábado, postos exclusivos serão abertos para a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 86 a 88 anos. Serão 72 postos de vacinação entre Centros de Saúde, em todas as regionais da cidade, postos extras. 

Além disso serão três pontos de drive-thru, que ficarão: no Centro Integrado de Operações (COP-BH), na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, no Bairro Buritis, no 1ºBatalhão do Corpo de Bombeiros, na Rua Piauí, no Bairro Funcionários, e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na entrada da Avenida Abrahão Caram. 

Veja o cronograma de vacinação de BH

- 85 anos, quarta-feira (3)

- 84 e 85 anos, quinta-feira (4) 

- 84 e 85 anos, sexta-feira (5) 

- 83 a 85 anos, segunda-feira (8)

- 82 a 85 anos, terça-feira (9)

- 81 a 85 anos, quarta-feira (10) 

- 80 a 85 anos, quinta-feira (11) 

- 80 a 85 anos, sexta-feira (12)